Estréia de 16 a 18 de novembro
Sexta e sábado as 21 horas
domingo as 19 horas
domingo as 19 horas
No Teatro Alterosa
Av. Assis Chateaubriand, 499, Floresta, CEP 30150-101, Belo Horizonte - MG
Tel: (31) 3237-6000 FAX: (32) 3237-669.
Vendas antecipadas a 15,00
Contato: 9655-6225 Carluty Ferreira
O espetáculo
A peça “A Dama Desnuda” é uma montagem que conta a historia de vida e carreira de uma atriz que esta se preparando para receber uma homenagem e é surpreendida com visita de uma fã em seu camarim. A peça traz para cena a história de vida da atriz Wilma Henriques que também protagoniza a personagem principal para relembrar estes momentos marcantes no teatro onde ficou consagrada como a primeira dama do tetro mineiro.
Neste espetáculo se propõe resgatar uma historia calcada de sentimentos que permitirão ao espectador envolver numa dramaturgia que destaca o importante papel do ator em nossa sociedade e sua trajetória para se manter atuante até aos dias atuais. Uma montagem que coloca em cena duas atrizes que assumiram o desafio de interpretar um texto próprio que destaca o importante papel da mulher em nossa sociedade e também no teatro mineiro e brasileiro.
Release
A peça “A Dama Desnuda” é uma montagem que conta a historia da carreira de uma atriz e criará um dialogo com o publico relembrando vários momentos de sua vida. Uma comédia que descortina no decorrer da trama, momentos marcantes da carreira desta a atriz que se prepara para entrar em cena e receber uma homenagem especial, quando se depara com a presença de uma fã, tiete em seu camarim.
O Grupo
Fundado em outubro de 1975 o Grupo Gambiarra, que teve em seu primeiro núcleo os artistas, Wilma Henriques da Silva, Wilma Loureiro Cunha, Palmira Barbosa de Andrade, Rogério Falabella, Thales Roboão Penna, Márcio José Velloso, João Batista Bacalhau e Carlos Xavier, com o objetivo de criar uma corrente de força para a realização e continuidade de produção do teatro mineiro, fortalecendo e formando novos artistas, o grupo realizou diversas montagem e atividades de formação em parceria com instituições, grupos e produtores culturais destacando as seguintes montagens:
Roda de Cor, A Prostituta Respeitosa, A Margem da Vida, Ensina-me a Viver, Fala Baixo se não eu Grito, A Dama das Camélias, As mulheres se odeiam entre outras montagens. Hoje comemorando seus 37 anos de fundação o Grupo e sua nova equipe, propõe registrar esse marco na história do teatro mineiro com a peça A Dama Desnuda homenageando sua principal fundadora a Atriz Wilma Henriques, aclamada como a primeira dama do teatro mineiro.
O autor Renato Millani
Todos nós, atores, temos histórias para contar, talvez por isto as rodas de conversas nos camarins sejam tão animadas e quando se trata de uma história tão rica, haja tempo para filtrar somente o essencial. Eu me diverti, me emocionei, me encantei ao ouvir a história de Wilma Henriques. Quanta beleza, quanta alegria e também claro muita dor, mas acima de tudo muita riqueza. Foi uma maravilhosa experiência, transpor para a dramaturgia um pouco da vida desta grande atriz. Claro que me permiti também usar da ficção pois uma diva merece status de mito. E mito se constrói com o material que nos sobra, a fantasia. Me sinto orgulhoso e feliz por ter conseguido cumprir com meu trabalho, mas o mais importante, adquiri conhecimento e inspiração para prosseguir com meu caminho de artista.
O Diretor Carluty Ferreira
É um mistério as maravilhas que a vida nos reserva. Vivenciar tantas histórias desde a década de 80, com homens e mulheres de teatro que cumpriram e cumprem com dignidade sua função em Minas Gerais é um prestigio que os Deuses a mim concederam. Trabalhar com uma atriz como Wilma Henriques é uma dádiva! Dirigi-la é desmistificar o Mito, para a criação do ator na cena e depois de lapidado, devolvê-lo ao seu lugar de origem para a veneração e aplausos. Me sinto como a personagem do filme “O menino e o vento”, que também irá sumir na curva.
Obrigado dona... quer dizer Wilma Henriques, minha grande Diva, obrigado Patricia Thomaz minha nova Diva. Obrigado Jair Raso meu novo mestre. Viva os anos 2000....!!!!!!!!!
A atriz Wilma Henriques
Fiz da minha vida o que não soube. Sou o dia e a noite. Sonho todas as idades. Sou a mentira, a certeza e a verdade. Sou o passado, presente e o futuro, a memória. A minha história.
Nós somos o que podemos ser. Agora estou aqui conversando com vocês. É muito bom. Me sinto viva e feliz. Por todos que compartilham este momento comigo obrigada, obrigada. Até Breve. Ah! Espero que entendam e gostem desta historia. Um beijo para todos. Wilma Henriques
A atriz Patricia Thomaz
As coisas acontecem quando a gente menos espera!
Que honra dividir o palco com a nossa eterna dama do teatro mineiro!
Aprender com quem tanto te inspira, da um frio na barriga e um prazer inexplicável.
E é apenas mais um pequeno passo de uma longa caminhada.
Uma caminhada que espero não ter fim!
Obrigada Jair por me fazer crescer ainda mais, obrigada Wilma por me fazer acordar e obrigada Carluty por ser esta pessoa tão generosa, este artista tão completo, que é você!
Supervisão e colaboração artística - Jair Rso
Wilma Henriques tem um caso de amor duradouro com o teatro e este texto do Renato Milani conta parte desta história. Poder participar deste trabalho é para mim um desafio delicioso. Desafio, pois sem ser o diretor ou seu assistente , participo da direção. Sem ser o autor, colaboro no texto. E é sempre delicioso trabalhar com a veterana Wilma, que esbanja entusiasmo, generosidade e comprometimento no exercício de seu talento. Além do mais, a oportunidade de trabalhar com a jovem e talentosa Patrícia e com Carluty e seu grupo é impagável.
Homenagem de amigos
Marcos Vogel
Obrigado Wilma por voar nos tablados e me deleitar com as mulheres que esgarçam todas as suas delícias e perfídias. Obrigado Dionísio por me permitir assistir, trabalhar e passear com a sensibilidade e a paixão de Wilma que me acende a Vida e o deslumbramento pelo Teatro. Somos privilegiados por testemunhar esta época de revelação da palpável deusa da arte de representar.
Magdalena Rodrigues
Luz do Sol num refletor,
Num único ato, toda a alegria e toda dor o sacro-ofício do ator.
Vida longa á nossa artista, um misto de comédia e drama
brilhe sempre à nossa vista a estrela da primeira dama.
Beijos Madah
Num único ato, toda a alegria e toda dor o sacro-ofício do ator.
Vida longa á nossa artista, um misto de comédia e drama
brilhe sempre à nossa vista a estrela da primeira dama.
Beijos Madah
Pedro Paulo Cava
WILMA HENRIQUES, A RESPEITOSA
São cinqüenta anos de carreira teatral dando forma e conteúdo às suas personagens, emprestando corpo, voz e emoção ao mundo mágico do teatro e canalizando todas as suas energias para o ofício da cena. Assim é Wilma Henriques, um animal teatral com todas as suas garras afiadas e de prontidão para avançar sobre a cena dando vida a mais uma personagem, um desafio.
São cinqüenta anos de carreira teatral dando forma e conteúdo às suas personagens, emprestando corpo, voz e emoção ao mundo mágico do teatro e canalizando todas as suas energias para o ofício da cena. Assim é Wilma Henriques, um animal teatral com todas as suas garras afiadas e de prontidão para avançar sobre a cena dando vida a mais uma personagem, um desafio.
Rogério Fallabela
Wilma Henriques reúne talento, ética, generosidade e um imenso amor pela profissão de atriz. Por sua irretocável carreira, Wilma merece, mais uma vez, os aplausos do público e de todos nós, seus colegas de profissão. A ela, a nossa maior homenagem.
Amauri Reis
Wilma, sinônimo de talento,luta, coragem, garra e muita alegria. Parabéns minha querida ATRIZ.
Wilma Henriques reúne talento, ética, generosidade e um imenso amor pela profissão de atriz. Por sua irretocável carreira, Wilma merece, mais uma vez, os aplausos do público e de todos nós, seus colegas de profissão. A ela, a nossa maior homenagem.
Amauri Reis
Wilma, sinônimo de talento,luta, coragem, garra e muita alegria. Parabéns minha querida ATRIZ.
Ficha Técnica
Realização: Grupo Gambiarra
Espetáculo: “A dama Desnuda” Texto: Renato Millani
Direção: Carluty Ferreira
Colaboração: Jair Raso – MED & CENA
Atrizes: Wilma Henriques e Patrícia Thomaz
Cenário e Cenotécnica: Carluty Ferreira e Rogério Alves
Figurino: Carluty Ferreira
Iluminação: Jair Raso
Diretor de Produção e Produção Executiva: Carluty Ferreira
Assessor de imprensa Adilson Marcelino
Trilha sonora: Adriano Alves
Designe Gráfico, Registro de Video e Foto: Ricardo S. G.
Técnico de Luz: Hely Rodrigues
Técnico de Som: Rogério Alves
Criação de Site: Didi Moreira
Costureira: Dona Nilza
Agradecimentos:
Adriano Alves, Adilson Marcelino, Ana Rita Gonçalves, Amauri Reis, Chica Reis, Cristina Villaça, Cláudio Freitas, Carluty Ferreira, Didi Moreira, Dede Miwa, Edna de Cássia, Eliane Maris, Fernando Muzzi, Hely Rodrigues, Inês Rabelo, Jussara Costa, Jair Raso, Jota Dangelo, Manoela Thomaz, Magdalena Rodrigues, Mamélia Dorneles, Maria Lucia Schetino, Marcelo Veronez, Marcos Vogel, Marcelo do Valle, Pedro Paulo Cava, Patricia Thomaz, Rogério Falabella, Rogério Alves, Ricardo S. G., Renato Millani, Wesley Marchiori, Wladimir Medeiros. Aos Fundadores do Grupo Gambiarra, Wilma Henriques da Silva, Wilma Loureiro Cunha, Palmira Barbosa de Andrade, Rogério Falabella, Thales Roboão Penna, Márcio José Velloso, João Batista Bacalhau e Carlos Xavier.
In-memória:
Cecilia Pinto Bizzoto, Raul Belém Machado, Presidente da Vilma Alimentos Sr. Domingos Costa, Lea Candida Rodrigues, Jean Bisilliat Gardet e Italo Mudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário